PESQUISA RIZOMA

PROJETO DE PESQUISA

Pesquisa rizoma: cartografias das cartografias
e do sentido em educação, arte e cultura

Trata-se de um projeto que pretende especular sobre os usos possíveis do método rizomático e da cartografia, pensando como ambos podem ser articulados como procedimentos metodológicos nas pesquisas em educação, arte e cultura. Traz a pesquisa rizoma e a cartografia enquanto conceitos e procedimentos metodológicos deleuzianos-guattarianos, que favorecem pensar as diferenças, multiplicidades e singularidades, no objetivo de entender como esta pesquisa, com sua estética pós-estruturalista toma diferentes formas, quando desenha mapas, diagramas, propõem linhas, movimentos e vetores, entre outros traços sutis e mínimos, na composição de uma teoria da expressão e dos agenciamentos (rizoma); visa inventar, inventariar e experimentar com este processo metodológico, com isso, dá atenção a sobreposição de realidades objetivas e subjetivas e convoca outros elementos para o processo investigativo. A pesquisa rizoma e a cartografia são ponto de partida e de chegada, uma vez não só se pretende utilizá-las como metodologias na orientação de outros projetos que se agreguem a este, mas,  também, são meios de observar outros usos destes métodos em diferentes produções de conhecimento, criações com a pesquisa que visam fugir de se tornar simples representação ou recognição de uma realidade já dada.

PROJETO DE EXTENSÃO

Experimentações com o Rizoma: cartografar,
pensar, criar um corpo intensivo

Pretende oportunizar um espaço de debate sobre o corpo, como esse vem sendo educado e preparado para atuar com diferentes linguagens artísticas. Almeja o arranjo de uma zona de interseção múltipla para fins de promover trocas de olhares, percepções, conhecimentos, conceitos, técnicas, práticas, saberes transversais que vem sendo monopolizados numa educação para um “corpo intensivo”, corpo que se expressas nas artes cênicas, performance, dança e música. Das atividades: organiza encontros, e, oficinas, cursos de extensão para problematizar o corpo intensivo; visa sensibilizar a vivência desse corpo em práticas intensivas; propor ações para o fortalecimento dos múltiplos saberes e práticas disponíveis e em diálogo entre teatralidades, performatividades, práticas dançantes e ressonantes, as que evocam formas de resistência do corpo e das culturas.

Em resumo, quer oportunizar aproximações e vizinhanças, romper fronteiras entre os que pesquisam e os que criam outras linguagens corpóreas nas suas atividades artísticas e culturais; quem sabe borrar as linhas entre o saber e o fazer na tendência de propiciar ressonâncias e outras proliferações intensivas entre as esferas da educação (ciência), da arte (criação) e do corpo (território intensivo). 

PUBLICAÇÕES DO GRUPO

Recorte autoborigráfico de um corpo negro bailarino, pesquisador e professor por Jessé Cruz

CUNHA, Cláudia Madruga; CRUZ, Jessé. Recorte autoborigráfico de um corpo negro bailarino, pesquisador e professor. Linguagens: Revista de Letras, artes e comunicação. FURB,2022. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10835

Filosofia Diferença e Performance Art: ressonâncias e rizomas do performer professor por Cláudia Madruga e Leomar Peruzzo

CUNHA, Cláudia Madruga. PERUZZO, Leomar. Filosofia Diferença e Performance Art: ressonâncias e rizomas do performer professor. Contrapontos. Univali. Vol. 20 I, Nº 2. I. Itajaí – SC. Jul-Dez. 2020a. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/issue/view/603

Princípios da cartografia e o pensamento da diferença em Deleuze – o que quer a pesquisa cartográfica? por Cláudia Madruga Cunha

CUNHA, Cláudia Madruga. Princípios da cartografia e o pensamento da diferença em Deleuze – o que quer a pesquisa cartográfica? Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 14, n. 3, p. 934-959, 2019. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8051/4451

Rizoma e pós-estruturalismo: três apontamentos para possíveis usos na pesquisa em educação por Cláudia Madruga Cunha

CUNHA, Cláudia Madruga. Rizoma e pós-estruturalismo: três apontamentos para possíveis usos na pesquisa em educação. Quaestio: Revista de Estudos em Educação. 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4071

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