Cartas-Performances para um corpo-sem-órgãos: 3 experimentos em arte educação

A pesquisa de doutorado intitulada Cartas-performances para um corpo-sem-órgãos: três experimentos em arte educação foi projetada e desenvolvida entre os anos de 2019 e 2023. Iniciou anteriormente ao período de isolamento social e sobreviveu ao período de restrições sanitárias, sendo finalizada em momento de pós-pandemia. O estudo foi composto por múltiplas conectividades talhadas na Linha de Pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. As conexões rizomáticas entre Filosofia da Diferença, Arte e Educação criaram redes em um mapa de forças cartografadas nas linhas experimentais. Do plano filosófico, trouxe a perspectiva deleuziana-guattariana, especialmente os conceitos de Rizoma, Cartografia e Corpo–sem–Órgãos (DELEUZE; GUATTARI, 1995, 1992), e a perspectiva de seus intérpretes (CUNHA, 2019, 2022; ROLNIK, 2018; PASSOS; KASTRUP, 2013) para entrecruzar as linhas da Performance Arte e a Educação (COHEM, 2013; SCHECHNER, 2006, 2010). A pesquisa reuniu elementos conceituais com práticas da Performance Arte nomeadas de “cartas-performances”, instaurando entre ambos um campo indisciplinado. Nesse horizonte, conceitos atualizam a compreensão do corpo como estética do sentido, investindo em percebê-lo atravessado por forças e potências, contornado por caminhos que envolvem uma dinâmica de afecções. Participantes escreveram cartas ao corpo e dessa escrita provocou uma geração de dados híbrida operando inventividades, criações e provocações no ato de os corpos escreverem para si. Este dispositivo problematizou: como a escrita de cartas-performances ao corpo pode mobilizar a produção de um corpo intenso e intensivo? É possível criar práticas para a mobilização de um Corpo-sem-Órgãos através da escrita e da expressão performática de cartas ao corpo? Disposto a criar uma tese-corpo-rizoma, trago conexões entre corpos, escrita, conceitos e imagens, na composição de zonas de turbulência imagética, tendo por objetivo contribuir para a composição dos percursos e produção de alianças entre Arte Educação. Apoiado por uma abordagem metodológica cartográfica e uma pesquisa-rizoma, organizei uma sequência de cinco percursos, dois teóricos e três teórico-práticos, que se referem a momentos experimentais nos quais fiz uso das cartas-performances. O primeiro percurso trouxe o rizoma e seus princípios e aponta o mapa da tese; o segundo, o conceito de Corpo-sem-Órgãos; o terceiro a discussão dos três momentos de experimentos; o quarto, os fundamentos da Performance Arte; o quinto os recortes extraídos das cartas-performances. O professor-performer operou como uma atitude conceitual metamorfoseada pelo pensamento criador: ele impulsiona os percursos. Como linhas [in]conclusas, para outras velocidades, temos o apontamento das palavras–guia e práticas para um Corpo-sem-Órgãos potente para o campo da Arte Educação.

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